Galeria de imagens

Decapagem

Processo que visaa remoção da superfície metálica de oxidações e impurezas inorgânicas, tais como a ferrugem. A Metalização Sobralense utiliza na sua actividade granalha de aço angular de dureza Rockwell de 55 a 60. Através de controlo, a Metalização Sobralense garante um perfil de rugosidade ideal para o processo de tratamento de superfície – Pintura.

Conforme especificação do Cliente, a Metalização Sobralense realiza a limpeza da superfície de acordo com a norma 8501:1 - 2007 – Pictorial Surface Preparation Standards for painting steel surfaces.

 

Tipo Descrição Figura
Grau Sa 1

O jacto move-se rapidamente sobre a superfície de aço, a fim de remover as “escamas” de laminação, óxido e possíveis partículas estranhas.

 

ferrugem


Grau Sa 2

Jacto cuidadoso com intuito de remover praticamente toda laminação, óxido e partículas estranhas. Caso a superfície possua cavidades (pites), apenas ligeiros resíduos poderão ser encontrados no fundo da cavidade.

ferrugem
Grau Sa 2 ½

O jacto é mantido por tempo suficiente para assegurar a remoção da laminação, ferrugem e partículas estranhas, de tal modo, que apenas possam aparecer leves sombras, listras ou descoloração na superfície. No final, cerca de 95% da peça deve estar livre de resíduos e a superfície deverá apresentar cor cinza claro.

superficie metalica
Grau Sa 3

Jacto abrasivo perfeito, com remoção total de laminação, óxido e partículas estranhas. Após a limpeza, a superfície deverá apresentar cor cinza muito claro e uniforme, sem listras ou sombras.

superficie decapada